Oficina G3 é uma das primeiras bandas de rock gospel do Brasil. Foi formada em São Paulo-SP no fim da década de 80, mais precisamente em 1987, pelos músicos Juninho Afram(Guitarra), Walter Lopes(Bateria) e Wagner García ou "Maradona"(Baixo). Inicialmente era apenas o terceiro grupo de louvor da Igreja Cristo Salva (daí a abreviatura G3), quando entraram em um concurso de talentos gospel, já com Luciano Manga nos vocais.
Em termos de ritmo a banda pode ser dividida em três fases: Hard Rock e Heavy Metal(1987-1998); Pop Rock(1998-2003); Metal Progressivo, Nu Metal e Metalcore(fase atual).
A primeira fase que vai da formação da banda até 1998 apresenta inúmeras formações diferentes além de estreias. O álbum Nada É Tão Novo, Nada É Tão Velho de 1993, que traz sucessos como Naves Imperiais, é marcado também pela estreia de Duca Tambasco no Baixo após a saída de Wagner García. O álbum seguinte Indiferença de 1996, é marcado por sucessos como Indiferença, Davi, Glória, Espelhos Mágicos, e também pela estreia de Jean Carllos nos teclados, após a saída de Woody, e pela despedida de Luciano Manga.
A segunda fase começa já com PG (Pedro Geraldo) assumindo os vocais após a saída de Manga, isso no Álbum Acústico de 1998. No álbum O tempo de 2000 a banda assume de vez o Pop Rock como seu novo estilo, desagradando muitos fãs antigos da banda, porém conseguindo novos e tonando esse o álbum de maior sucesso da banda. O álbum O Tempo também é marcado pela despedida do baterista Walter Lopes. No álbum de 2002, Humanos, a banda continua com o estilo Pop Rock porém com influências do Nu metal de bandas como P.O.D. e Linkin Park, e traz como baterista o Lufe, pela saída de Walter Lopes.
O álbum de 2005, Além do que os Olhos Podem Ver, é marcado pela saída de PG da banda, e por um estilo mais pesado que contava com Nu Metal e Metal Progressivo. Além do que os Olhos Podem Ver também conta com participações de artistas como Lufe(Bateria), Déio Tambasco(Guitarra). Nesse álbum Juninho Afram assume os vocais, além de uma presença maior de Jean Carllos no vocal gutural. O álbum Oficina Elektracustika G3 já conta com a participação de Alexandre Aposan na bateria. Nota-se nesse álbum uma clara inspiração instrumental originária do rock progressivo. O álbum Depois da Guerra de 2008 traz de volta o som pesado dos primeiros álbuns da banda, adotando estilos como o Metalcore e o Metal Progressivo. Este álbum marca a estréia do novo v ocalista da banda, Mauro Henrique.
É atualmente composta por cinco integrantes: o vocalista Mauro Henrique, o tecladista Jean Carllos, o baixista Duca Tambasco, o baterista Alexandre Aposan e o guitarrista Juninho Afram, o qual é o único integrante original. Os integrantes são reconhecidos por sua proficiência em seus instrumentos estando freqüentemente presentes em matérias de revistas especializadas em música. O novo trabalho tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2012.
É isso galera, espero que tenham gostado. Vamos fazer mais posts como este, aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário